← Back to portfolio

5 alimentos que ajudam a manter a saúde dos olhos

“Coma cenoura porque faz bem para a vista!”. Você com certeza já recebeu esse conselho de alguém. 

De fato, ter uma alimentação saudável é indispensável para o bom funcionamento do organismo. 

No entanto, alguns alimentos, em particular, são capazes de prevenir doenças como a catarata, o glaucoma e a degeneração macular.  

Quer preservar ou melhorar a saúde dos seus olhos? Então confira 5 alimentos que não podem faltar no cardápio!

1. Cenoura

As células da retina que captam os estímulos luminosos dependem de vitamina A para funcionarem bem. 

A cegueira noturna, que é a dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com baixa luminosidade, ocorre devido à carência de consumo de vitamina A. 

A cenoura e outros alimentos de cor laranja, como a abóbora, possuem grandes quantidades de betacaroteno, substância que é precursora da vitamina A.

2. Linhaça

A falta de lubrificação dos olhos ocasiona maior sensibilidade à luz, ardência e até coceira. 

A perda da umidade ocular ocorre naturalmente com o envelhecimento do corpo, sendo muito comum na terceira idade, mas pessoas que vivem em grandes centros urbanos também podem sentir os olhos secos devido à poluição do ar. 

A ingestão de linhaça é uma boa recomendação para auxiliar no tratamento da síndrome do olho seco, por ser rica em vitamina E, ômega 3, ômega 6 e ômega 9. 

A linhaça pode ser consumida nas formas de semente, farinha ou óleo.

3. Abacate

A luteína é um carotenoide encontrado na pigmentação colorida do olho humano, responsável por filtrar a luz e proteger os olhos contra danos. 

Por ser rico em luteína, o abacate é importante para prevenir doenças oculares como a catarata e a degeneração macular. 

Essa fruta é um dos alimentos mais completos, contendo vitaminas A, C, B6 e E, nutrientes que também contribuem para a saúde dos olhos.

4. Frutas vermelhas e cítricas

A vitamina C é um poderoso antioxidante, protegendo o corpo contra os radicais livres, que provocam o envelhecimento celular. 

Ela também é muito utilizada para o fortalecimento do sistema imunológico, atuando na prevenção e impedindo a progressão de doenças oculares, como o glaucoma. 

As frutas vermelhas e as frutas cítricas são as melhores fontes de vitamina C. Como exemplos dessas frutas, temos a laranja, a acerola, a amora, a framboesa, o limão e o morango.

5. Folhas verde-escuro

As verduras que possuem tonalidade verde-escura, como a couve, o brócolis e o espinafre, contêm luteínas e antioxidantes. 

O consumo desses alimentos contribui para reduzir os riscos de doenças como a catarata e a degeneração macular. Por isso, é importante manter as saladas de folhas verdes no cardápio o ano todo, não somente no verão!

A visão é um dos sentidos mais importantes para o ser humano. Assim, os nossos olhos merecem todo o cuidado e atenção. 

Além de ter uma alimentação balanceada, lembre-se de visitar um oftalmologista regularmente e fique atento a qualquer sinal de problemas com a sua visão.

Sabe alguma outra dica para cuidar bem da saúde dos olhos? Deixe aqui seu comentário!