← Back to portfolio

5 cuidados na hora de decorar a casa de praia

Está pensando em decorar ou redecorar sua casa de praia? Essa é uma tarefa prazerosa, já que o ambiente deve lembrar descontração, lazer e paz. 

Sendo assim, você pode apostar no estilo clean e em artigos decorativos que transmitam exatamente essas sensações. 

Entretanto, saiba que além de praticidade e aconchego, uma casa de praia precisa ter móveis e artigos que resistam aos efeitos da maresia. 

Escolher os materiais certos é o segredo para evitar aborrecimentos no futuro. Confira alguns cuidados e dicas para criar uma decoração charmosa, confortável e funcional para a sua casa de praia! 

1. Pisos

Os pisos cimentícios que imitam a madeira ou então o porcelanato são boas opções para moradias de praia. Não riscam em contato com a areia, o que os torna mais duráveis, além de terem fácil manutenção. 

Pisos de cerâmica também são indicados, pois esse material é resistente à areia e pés molhados, com a vantagem de não absorver calor, o que refresca o ambiente. 

Já pisos de ferro não são aconselháveis levando-se em consideração as condições do clima litorâneo.

2. Móveis

A escolha do mobiliário deve levar em conta a resistência e a durabilidade dos materiais. 

Também é preciso ter cuidado para não deixar os ambientes com excesso de móveis, o que impede a circulação das pessoas. 

A madeira maciça, o aço puro, o alumínio e as fibras sintéticas são materiais mais indicados para móveis. 

Evite peças de ferro, que enferrujam com facilidade por conta da maresia. Para quem apostar na madeira, a dica é utilizar um verniz impregnante para dar maior resistência ao material.  

3. Estofados

No momento de escolher os tecidos de sofás e poltronas deve-se lembrar do calor e da maresia. Dê preferência a tecidos náuticos para forrar almofadas, para que não estraguem com a umidade e sejam de fácil limpeza. 

Como no verão normalmente usamos poucas roupas, a nossa pele acaba tendo muito contato direto com os estofados e por isso é preciso levar em conta a textura dos tecidos que serão escolhidos. 

Não é aconselhável o uso de couro, pois esse material causa bastante desconforto no contato com a pele em dias quentes, assim como tecidos totalmente sintéticos e impermeáveis. Nesse quesito, tecidos à base de algodão são boas alternativas.

4. Artigos decorativos

Use e abuse de objetos rústicos e artesanais feitos com bambu, conchas do mar, palha, cipó e cerâmica. 

Artigos decorativos com motivos praianos como peixes, golfinhos, surfe e elementos náuticos, dão um charme especial ao ambiente. 

Redes e espreguiçadeiras espalhadas na área externa deixam o ambiente mais aconchegante e são um convite ao descanso. 

Se gostar de tapetes, utilize os de fibras naturais e que sejam menos volumosos, para não mofarem com a umidade.

5. Cores da casa

Na hora de pintar a casa, use tons neutros. O branco ajuda a iluminar o ambiente e a ampliar o espaço. Deixe que as peças decorativas fiquem por conta de dar um toque vibrante à decoração. 

Utilize almofadas com estampas diversas e cores alegres como o laranja, o amarelo, o verde-limão e o azul-turquesa. 

Vasos com flores conferem maior frescor ao ambiente e a presença de quadros acrescenta personalidade aos cômodos da casa.

Dessa forma, seguindo esses cuidados e dicas de decoração, a sua casa de praia será o ambiente ideal para o descanso e lazer de toda a família e amigos. Que tal umas férias?

Deixe seu comentário no post caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar conosco alguma outra dica!