← Back to portfolio

Aprenda a ser mais eficiente nos estudos

Quer conseguir uma vaga nas melhores universidades? A concorrência é alta e aqueles que se preparam bem têm maiores chances de alcançar seus objetivos.

Mas se engana quem pensa que é preciso passar horas e horas na frente dos livros para garantir bons resultados. Na verdade, o segredo do sucesso é saber administrar bem o tempo disponível e definir uma metodologia de estudo eficiente, que leve em consideração as metas, os prazos e a rotina do estudante.

Apesar de ser essencial, estabelecer e seguir um método de aprendizagem não é tarefa fácil para muitas pessoas. Confira abaixo algumas dicas que podem te auxiliar bastante em sua jornada rumo à tão sonhada aprovação!

Elabore um plano de estudos

O primeiro passo para criar um plano de estudos é colocar no papel todas as tarefas que você realiza no dia-a-dia. 

Deve-se estabelecer os horários semanais que serão destinados a cada uma das atividades e compromissos, reservando o período que você tiver maior disposição para o estudo. 

É indispensável também incluir nesse planejamento pausas para descanso, para as refeições e atividades de lazer.

Todas as matérias são importantes

Na rotina de estudos diária, comece pelas matérias que considere mais difíceis, para aproveitar a mente descansada. 

Ao longo do dia, é interessante alternar as matérias que você tem maior dificuldade com as que você tem mais domínio. Essa rotatividade de matérias é importante para não fatigar rapidamente o intelecto e aumentar a eficiência na assimilação dos conteúdos.

O cronograma de estudos deve contemplar um momento para você fazer a revisão de assuntos que são mais recorrentes nas provas, além dos temas que você possui maior dificuldade.

Organize-se

A escolha e a preparação do local para estudar são fundamentais para propiciar o cumprimento do plano de estudos. 

O ambiente deve ser silencioso e com luminosidade adequada. Deixar à mesa somente o material que será utilizado, evitando o acúmulo de bagunça e a desorganização. 

É preciso também prestar atenção na postura corporal, para prevenir dores e lesões. Estudar na cama ou no sofá não é recomendável, pois a tentação para dormir é grande, o que pode comprometer as metas diárias de estudo que devem ser atingidas.

Mantenha o foco e a motivação

Após o planejamento detalhado da rotina de estudos e da escolha do ambiente ideal, chegou a hora de colocar a mão na massa (ou melhor, nos livros!). 

Não adianta criar um cronograma maravilhoso de estudos se você não cumpri-lo. Assim, ter disciplina na execução da programação elaborada é imprescindível.

Como estratégia de motivação, faça um painel com fotos da universidade que você almeja estudar, da profissão que quer exercer e com frases inspiradoras e de incentivo ao sucesso. 

Outra tática é ter em mente uma atividade de lazer para se recompensar pelo cumprimento das tarefas de estudo do dia. Essa recompensa deve ser algo simples, como escutar músicas, ver um filme ou episódio de seriado, fazer uma caminhada, etc.

Assim, estudar de forma mais eficiente nada tem a ver com aumentar a carga horária de estudo. 

O maior desempenho pode ser alcançado por meio de um planejamento estratégico dos conteúdos a serem estudados, da gestão adequada do tempo e pelo aumento da produtividade durante o período de estudo estipulado. 

Reservar algum tempo para atividades de lazer também é essencial, pois equilibra a mente e ajuda a manter um nível de produtividade elevado.

Bons estudos e não deixe de curtir nossa página no Facebook!