← Back to portfolio

Mudança de emprego: 4 dicas antes de tomar essa decisão

É essencial ter um plano estratégico para o sucesso profissional. A decisão de trilhar novos caminhos no mundo corporativo a partir de oportunidades que vão surgindo faz parte desse planejamento. Mudar de emprego pode trazer novas perspectivas de carreira, além de ser uma motivação para a realização de sonhos.

Contudo, para que essa transição traga realmente bons frutos é necessário levar em consideração vários fatores. Aceitar uma proposta de trabalho em função apenas do salário a ser recebido pode ser uma grande armadilha para o seu futuro profissional.

Nesse post você conhecerá alguns fatores que devem ser levados em consideração para avaliar se a mudança de emprego é realmente o melhor passo a ser dado para o desenvolvimento da sua carreira. Confira!

1. Entenda qual é o seu objetivo profissional

Um dos principais aspectos para ser avaliado na hora de mudar de emprego é entender se a nova oportunidade realmente vai ao encontro do que você planeja para a sua vida profissional.

Para isso, pense nas habilidades e competência que você já tem e as que você precisará desenvolver na função que irá exercer. Esses detalhes precisam ser conversados e bem esclarecidos no momento da entrevista de emprego.

2. Saiba as possibilidades de crescimento profissional ao mudar de emprego

Outro fator importante para ser analisado é qual o momento que a empresa em que você está interessado em trabalhar está passando, especialmente em tempos de crise econômica. Esse fator pode interferir diretamente nas possibilidades de ascensão profissional na nova corporação.

A empresa está fazendo investimentos para crescer ou está estagnada? Trocar uma empresa que está em expansão por outra que está estagnada pode se transformar em uma péssima escolha no médio e longo prazo.

3. Verifique a localização e cultura da empresa

É muito importante saber onde é a sede da nova empresa, pois esse aspecto influencia bastante a qualidade de vida. Gosta de morar em uma cidade tranquila, mas o novo cargo é em uma grande metrópole? Pense bem se essa mudança vai valer à pena e se você realmente tem condições de se adaptar a um novo estilo de vida.

Investigar qual é a cultura da empresa é outro fator imprescindível de ser analisado. É necessário que os valores da nova corporação estejam alinhados com o seu perfil profissional para evitar frustrações e decepções.

4. Avalie a remuneração e os benefícios

Após refletir sobre todos os aspectos acima, chegou a hora de considerar a remuneração e os benefícios do cargo que você está almejando.

Apesar de não ser o fator primordial, o salário é um aspecto importante. De fato, um salário maior é muito atrativo. No entanto, uma remuneração mais enxuta não pode ser descartada se houver a possibilidade de crescimento profissional mais rápido do que no seu atual emprego.

É preciso considerar também os benefícios oferecidos, como flexibilidade de horário, participação de lucros, cursos de formação profissional, aposentadoria privada, entre outros.

Dessa forma, antes de mudar de emprego você deve ter em mente qual é o seu objetivo profissional, saber quais as possibilidades futuras de crescimento que a nova empresa pode oferecer, verificar se haverá mudanças no seu estilo e qualidade de vida e, por fim, avaliar a remuneração e os benefícios a serem recebidos.

Achou o conteúdo desse post relevante para você? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!