← Back to portfolio

Quer ter uma certificação em gestão de projetos? Conheça 4 benefícios!

Atualmente, os processos seletivos no meio corporativo estão muito criteriosos para captar os profissionais mais competentes e capacitados do mercado de trabalho.

Assim, a busca por certificações na área de gestão de projetos pode ser um diferencial competitivo no currículo.

A certificação PMP (Project Management Professional) é uma das mais reconhecidas mundialmente. O preparo para conquistar essa certificação pode ser feito pelo estudo do Project Management Body of Knowledge (PMBOK), também conhecido como Guia de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos.

Esse guia foi criado no final da década de 1960 pelo Project Managent Institute (PMI) e é uma referência global, sendo atualizado até os dias de hoje.

O conhecimento obtido por meio das certificações também é muito importante para agregar valor para as empresas.

Confira agora quais são os principais benefícios que um gerente de projetos certificado pode gerar para o ambiente organizacional!

1. Consolidar a cultura de gestão de projetos

A consolidação da cultura de gestão de projetos implica na compreensão, prática e colaboração para o aprimoramento continuado de processos e padronizações adotadas pela empresa.

Geralmente são elaborados vários documentos padronizados para documentar, facilitar, agilizar, medir e comparar a produtividade dos projetos.

O gerente de projetos deve zelar por essas boas práticas, pois elas são essenciais para melhorar a produtividade dos projetos e para consolidar a cultura de projetos na empresa.

2. Tornar o planejamento de projetos mais eficaz

O guia PMBOK traz orientações sobre o que se deve considerar ao fazer o planejamento de um projeto.

Fazer o planejamento de projetos de maneira eficaz pode evitar ou minimizar grandes prejuízos com retrabalho, desperdício, perda de tempo e estouro do orçamento.

Embora haja projetos cuja necessidade de planejamento não seja muito evidente à primeira vista, todo projeto para ser executado com excelência precisa ter um bom planejamento.

Um planejamento bem feito pode, por exemplo, reduzir o número de atividades passíveis de serem esquecidas. Isso aumenta bastante as chances de o projeto cumprir o escopo, o custo e o prazo previstos.

3. Melhorar a comunicação entre os envolvidos no projeto

A falta de sucesso em projetos ocorre, muitas vezes, devido a falhas na comunicação entre os que estão envolvidos em sua execução.

É preciso seguir os padrões adotados pela empresa, elaborar e divulgar o planejamento entre os interessados no projeto, além de registrar as eventuais mudanças e realmente cumprir o que foi planejado.

Essas ações podem reduzir drasticamente falhas na comunicação e aumentar a produtividade durante a realização de projetos.

4. Avaliar as lições aprendidas

Documentar as lições aprendidas consiste em uma orientação do guia PMBOK que é muito pouco praticada.

No entanto, esse é um dos processos que mais contribuem para a manter a cultura de gestão de projetos na empresa e para garantir o sucesso de projetos futuros.

É de grande importância disseminar as lições que deram certo e também compartilhar aspectos que deram errado. Isso contribui bastante para mitigar riscos em novos projetos.

Contudo, colocar em prática o que foi aprendido com a certificação PMBOK não é um trabalho fácil e requer muita disciplina do profissional.

Os interesses envolvidos nos projetos são muito diversos e, às vezes, até mesmo contraditórios, não sendo, portanto, tarefa fácil administrá-los.

Assim sendo, o profissional que estiver disposto a estudar de forma aprofundada sobre gestão de projetos e se empenhar para colocar em prática esse aprendizado será de extremo valor para qualquer organização.

Quer se tornar um profissional indispensável para as empresas? Então não deixe de conferir o nosso Curso Básico de Gestão de Projetos baseado no PMBOK!